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Uma pessoa que usa o serviço delivery e outra que prefere aproveitar o espaço físico podem ter perfis diferentes.
Já parou para pensar nisso? No primeiro caso, é possível que exista uma maior preferência pela praticidade e pelo conforto na hora da compra. Mas é preciso ir além na análise do perfil do cliente delivery.
Essa tarefa envolve conhecer tendências de comportamento, hábitos de consumo e muito mais. Ao encontrar essas respostas, você vai descobrir como impactar a decisão de compra desse consumidor. Ou seja, entender o perfil do cliente delivery é um passo importante para aumentar a lucratividade do seu negócio.
Tem interesse no assunto? Continue a leitura e fique por dentro!
O que leva um cliente a optar pelo delivery?
De forma geral, o consumo de um cliente é influenciado por fatores sociais, pessoais e psicológicos. Saiba mais sobre cada um deles:
- fatores sociais — são as relações com amigos e familiares, tanto pela internet quanto pessoalmente. Assim, compartilhar nas redes sociais os estabelecimentos escolhidos, por exemplo, também influencia a compra;
- fatores pessoais — trata-se de questões demográficas, como idade, cultura, sexo etc. Por exemplo, no estado do Maranhão, o Guaraná Jesus é tradição e costuma acompanhar as refeições, o que não é comum em outras localidades;
- fatores psicológicos — a decisão varia conforme a percepção de cada pessoa. Então, um gatilho mental que surte efeitos com uma pessoa pode não ter o mesmo desempenho com outra.
Além disso, nos últimos tempos, a preferência pelo delivery nos últimos tempos se intensificou por causa das mudanças de comportamento provocadas pela pandemia da Covid-19. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra um salto nesse setor e previsões de crescimento, ou seja, não é um fenômeno passageiro.
O contexto exigiu que muitos estabelecimentos apostassem nesse serviço para terem mais oportunidades de vendas. Ao mesmo tempo, os aplicativos de entrega de comida também evoluíram para satisfazer as exigências do público. Eles investiram em agilidade na entrega, diversificação nas formas de pagamento, experiência de usuário (UX) etc.
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Como atrair o cliente para o delivery?
Percebeu como os clientes podem ser atraídos para o delivery a partir da otimização desse serviço? Veja o que fazer!
Incentive feedbacks
Os feedbacks servem para saber como atrair o público e para descobrir o que os atuais clientes pensam do seu negócio. Para incentivar essas respostas, você pode entrar em contato no pós-venda ou deixar uma mensagem na embalagem, por exemplo. Apenas certifique-se de responder a todos para mostrar que valoriza a opinião de cada um.
Analise os concorrentes
Ao analisar os concorrentes, você entende os pontos fortes e os fracos que eles apresentam e como ganhar espaço no mercado. Isto é, trata-se de um estudo que permite identificar porque os clientes podem preferir o seu negócio ao deles, e vice-versa. Depois, ajuste suas estratégias e crie outras para se destacar.
Preze a pontualidade
Uma das críticas recorrentes quando se fala em delivery é o atraso na entrega. Por isso, fique de olho nos pedidos efetuados para evitar transtornos e garanta que haja entregadores suficientes para as demandas. Outro ponto fundamental é respeitar a ordem dos pedidos.
Enfim, ao entender o perfil do cliente delivery e a demanda desse público, fica mais fácil satisfazê-lo. Como consequência, você eleva os lucros nesse setor e pode fidelizar consumidores no seu estabelecimento.
Quer aprender mais sobre o assunto? Confira nosso artigo e descubra qual a ordem correta dos produtos no cardápio delivery!